Como preparar-se para sonhar
Antes de apagar a luz, diga a si próprio que vai relaxar corpo e mente, adormecer depressa e dormir ininterruptamente até de manhã ou repita simplesmente para si mesmo: “Vou lembrar-me dos meus sonhos.” Faça-o de forma afirmativa, um modo positivo e suave de dizer que se sente no controlo da situação.
Tal como os óleos essenciais nos podem ajudar a relaxar, algumas ervas são tradicionalmente tidas como indutoras de sonhos. Experimente as que se seguem, colocando-as num saquinho debaixo da almofada:
• Artemísia – diz-se que ajuda a recordar os sonhos e a induzir sonhos proféticos.
• Rosa – tem um aroma relaxante e, como a artemísia, é suposto provocar sonhos proféticos, em especial os de natureza romântica.
• Alecrim – útil para afastar os pesadelos e favorecer um sono tranquilo. Também pode usar se quiser obter resposta a uma determinada questão durante um sonho.
Por fim, pendure um “caçador de sonhos” por cima da cama. Originário dos índios norte-americanos, trata-se de uma rede tecida numa moldura circular e geralmente decorada com contas e penas. Pensa-se que a teia retém os sonhos maus, que se evaporam aos primeiros raios do nascer do Sol, enquanto os bons flutuam até ao sonhador que está por baixo.