Quem foi Eva Ekeblad’s e porque a google lhe dedica um doodle!

32

Eva Ekeblad’s foi uma cientista sueca que aportou à humanidade diversas descobertas que se destacaram por serem de grande utilidade.

As mais conceituadas descobertas da cientista Eva Ekeblad’s foram a extração de álcool e a possibilidade de se fazer farinha a partir de batatas. Destacou-se por ter sido a primeira mulher membro da Academia Real das Ciências da Suécia. Depois de Eva Ekeblad’s em 1748, só em 1970 é que outra mulher foi eleita para a dita Academia. Contudo não existem registros de que ela tenha participado em eventos e reuniões da Academia. Já em 1751, recebeu uma membresia honorária ou invés de completa, algo destinado apenas para homens

Eva De la Gardie nasceu numa propriedade do conde Magnus Julius De la Gardie no dia 10 de julho de 1724. Acabou por se casar com 16 anos com o conde Claes Claesson Ekeblad, membro da nobreza e da elite política da Suécia, vindo a ter seis filhas e um filho como fruto desse casamento.

Com a muito frequente ausência do marido devido aos negócios, Eva Ekeblad’s ficava responsável pela gestão das propriedades, incluindo a tarefa de supervisionar os oficiais de justiça e presidir às assembleias de condado, das paróquias e das propriedades.

Eva Ekeblad’s destacou-se por diversas descobertas cientificas de valor:

Decorria o ano de 1746, quando Eva Ekeblad’s escreveu à Academia Real das Ciências da Suécia dando a conhecer algumas das suas descobertas referentes à batata. As batatas são um alimento com origem na América do Sul, sendo introduzidas na Suécia no ano de 1658.

Nessa altura as batatas eram cultivadas em estufas e consumidas apenas pela aristocracia e pela realeza. O trabalho de Eva Ekeblad’s acabou por ajudar a tornar a batata num alimento considerado básico no país, o que conseguiu também aumentar a oferta de trigo, centeio e cevada disponível para fazer pão, uma vez que as batatas são muito ricas em amido, sendo também de utilidade para fazer álcool sem o uso dos grãos.

 

Eva Ekeblad’s

 

Eva Ekeblad’s também estudou e desenvolveu um método de branqueamento do algodão com a utlização de sabão no ano de 1751. Conseguiu a façanha de substituir os perigosos agentes químicos dos cosméticos daquela época, pela flor da batata no ano 1752.

google decidiu dedicar um doodle ao seu aniversário 293. Neste doodle destaca-se o excelente trabalho de investigação feito por uma mulher numa altura em que eram os homens que dominavam esse tipo de trabalhos, mas que algumas mulheres como ela se conseguiram mostrar mais valias úteis a toda a humanidade.

Eva Ekeblad’s veio a falecer a15 de maio de 1786, deixando um legado que ficará eternamente na história.

você pode gostar também