Celebrating the Studio for Electronic Music celebrando

35

Celebrating the Studio for Electronic Music, hoje é dia de celebração, estamos a sentir e a vibrar com a batida enquanto celebramos o 66º aniversário do Studio for Electronic Music.

É conhecido como sendo o primeiro estúdio de música moderna do mundo, o Studio for Electronic Music tornou-se um paraíso para músicos e produtores inovadores a nível mundial.

 

Studio for Electronic Music

 

Estamos a celebrar o 66º aniversário do Estúdio de Música Eletrónica WDR ou Studio for Electronic Music.

Foi neste estúdio que os sons sintetizados eletronicamente foram misturados para criar um gênero de música totalmente novo que muitos amaram e ainda continuam a ser apreciados 66 anos depois.

 

O Studio for Electronic Music foi estabelecido na instalação de radiodifusão da Alemanha Ocidental em Colônia, na Alemanha. O conceito de um estúdio para criar música eletrônica foi lançado pelos compositores Werner Meyer-EpplerRobert Beyer e Herbert Eimert, que há anos provocaram os requisitos técnicos do desafio.

 

A 18 de outubro de 1951, realizou-se uma reunião no Nordfelddeutscher Rundfunk, em conexão com um programa gravado no final da noite sobre a transmissão de música eletrónica na noite do mesmo dia. Informado através de um relatório sobre esta reunião, o Intendente (Gerente Geral) da estação de rádio, Hanns Hartmann, deu luz verde para o estabelecimento do estúdio. Desta forma, esta data pode ser considerada como o dia fundador do Studio for Electronic Music (Studio für elektronische Musik).

 

A sua história reflete o desenvolvimento da música eletrónica na segunda metade do século XX. Os artistas neste estúdio vieram a criara batidas verdadeiramente inovadoras, editando e misturando sons usando novos tipos de equipamentos e composição técnica.

 

Quando a viabilidade do projeto ainda estava em causa, uma peça demonstrativa era necessária com extrema urgência para mostrar o que poderia ser feito neste estúdio. Eimert e Beyer ainda não sentiam ter condições de produzir um exemplo real de música, e assim o técnico de estúdio Heinz Schütz reuniu o que está oficialmente documentado nos registros da NWDR Cologne como a primeira produção do estúdio (mesmo que o estúdio ainda não na verdade existem).

 

Foi intitulado Morgenröte (The Red of Dawn) que significa “o começo”. Schütz nunca se considerou um compositor, e considera a atribuição a ele desta “peça”, que “foi produzida com meios muito primitivos, que era tudo o que estava disponível para nós naqueles dias”, como “puramente um acidente”.

Após ficar concluído NWDR Funkhaus (Broadcasting Center) foi inaugurado em 1952, o Electronic Studio foi inicialmente dividido em quarteirão na anteprodução do Studio 2 de produção da câmara de música, com instalações adicionais no Sound Studio 2.

 

Os compositores e produtores chegaram de muito longe, já que o estúdio veio a tornar-se uma incubadora para a inovação musical naquela época. Até meados do ano 2000, o estúdio original continuou a impulsionar a música eletrónica e a elavar todos os seus limites com o desenvolvimento de novos sons e idéias.

 

Quando Herbert Eimert se aposentou em 1962, a organização do estúdio foi reestruturada. Foi reatribuído à divisão de música do WDR, com a intenção de impedir o isolamento do técnico do musical. Eimert foi oficialmente sucedido como diretor do estúdio por Karlheinz Stockhausen em 1963, e três anos depois, com a insistência de Karl O. Koch, chefe do Departamento de Música do WDR, a diretoria foi dividida em duas partes: artística e administrativa. O Dr. Otto Tomek, diretor do departamento de música nova do WDR, tornou-se coordenador entre o estúdio e a divisão de música.

 

Em 1997, Wolfgang Becker-Carstens se aposentou de seu cargo de diretor do novo departamento de música WDR e chefe administrativo do estúdio. Pouco depois, o gerente da WDR decidiu vender o prédio Annostraße. Ambos os eventos levantaram questões sobre o futuro da música eletrônica no WDR. Diante do possível fechamento, ou no melhor das deslocalizações do estúdio, York Höller renunciou à sua posição de diretor artístico em 1999.

 

O engenheiro de som, Volker Müller, que havia sido empregado pelo estúdio desde 1970, entretanto, reuniu o antigo analista dispositivos (que foram substituídos desde o final da década de 1980 com equipamentos digitais), em um pequeno museu que ilustra as técnicas históricas utilizadas no estúdio desde seus inícios.

 

Após a venda do prédio e no contexto das celebrações do cinquentenário da fundação do estúdio em 2001, o equipamento remanescente e o arquivo do estúdio foram transferidos provisoriamente para os bairros temporários no distrito Ossendorf do subúrbio de Colônia Ehrenfeld. Meio século depois da sua fundação, o estúdio foi fechado em 2000.

 

Em 2017, foi anunciado que um patrono anônimo havia comprado Burg Mödrath perto de Kerpen, o prédio em que Stockhausen havia nascido em 1928, e estava abrindo como um espaço de exposição para arte moderna, com o museu do WDR Studio para ser instalado no primeiro andar.

 

No dia de hoje, a google apresenta um doodle comemorativo do aniversário 66, criado pelo ilustrador Henning Wagenbreth, residente em Berlim. Este doodle serve para comemorar a ampla variedade de pensamentos, imaginação e criatividade que este estúdio ajudou a construir e transformou as possibilidades da música!

 

você pode gostar também