O que é a cegueira de banner

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A cegueira de banner (ou cegueira de faixa) é a tendência das pessoas para ignorarem banners em sites da Internet. Em 1998, Benway e Lane, uma equipa de pesquisa, relataram os resultados de estudos que exigem que os utilizadores encontrem informações localizadas em banners. Ao contrário da filosofia de marketing predominante, quanto maior o banner numa página Web, maior será a sua percepção de importância visual e a probabilidade de atrair atenção. Benway e Lane descobriram que os visitantes de Websites tinham uma maior dificuldade em encontrar informações quando estas se encontravam num banner. Os dois pesquisadores apelidaram este fenómeno de “cegueira de banner”. Os especialistas acreditam que a cegueira de banner ocorre porque os utilizadores experientes da Internet estão em “modo de pesquisa” e tendem a ignorar os anúncios publicitários como irrelevantes para a sua busca.

 

Cegueira de banner

 

Atualmente, um índice da eficácia de um banner é sua taxa de cliques, uma percentagem calculada dividindo o número de vezes que um banner é exibido num site pelo número de vezes em que o anúncio é clicado. Embora os especialistas concordem que a cegueira de banner é provavelmente a principal causa das baixas taxas de cliques, outros estudos têm mostrado que os banners são reconhecidos pelos utilizadores como fornecedores de valor de marca para o anunciante.

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