O que é o Mecanismo Anticítera (Antikythera Mechanism’s) e porque a google dedica um doodle.
O Mecanismo Anticítera também chamdo de máquina de Anticítera é na realidade um artefato que segundo os historiadores se trata de um antigo mecanismo para auxílio à navegação.
O Mecanismo Anticítera conhecido e original está exposto no Museu Arqueológico Nacional de Atenas, acompanhado de uma réplica que pode ser melhor observada. Existe também outra réplica que por sua vez está exposta no Museu Americano do Computador em Bozeman (Montana), nos Estados Unidos da América.
Esta é uma foto com a imagem real do Mecanismo Anticítera:
Os restos deste artefato denominado Mecanismo Anticítera foram recolhidos no ano 1901 por mergulhadores, junto com várias outras peças como estátuas e outros objetos, a uma profundidade de cerca de 43 metros na costa da ilha grega de Anticítera. Data de 87 a.C., em 17 de maio de 1902, o experiente arqueólogo Spyridon Stais percebeu que uma das peças de pedra possuía uma roda de engrenagem. Quando o artefato foi resgatado estava na verdade muito corroído e incrustado, dificultando a observação e identificação. Após cerca de dois mil anos, parecia apenas uma pedra esverdeada. Visto que de início as estátuas eram o motivo de todo o entusiasmo, o artefato misterioso não recebeu muita atenção.
A máquina de Anticítera foi examinada ao detalhe em 1902, e estava dividida em diversos pedaços.
Ela possuia rodas dentadas de diversos tamanhos com dentes triangulares cortados de forma muito precisa. O artefato parecia um relógio, mas isso era pouco provável porque se acreditava que relógios mecânicos só passaram a ser usados amplamente muito mais tarde
Os especialistas acreditam que o mecanismo de Anticítera não deverá ser o único mecanismo desse tipo. Eles acreditam que outros aparelhos similares não foram encontrados porque bronze é um metal bastante valioso e altamente reciclável, o que certamente levou ao desaparecimento de imensos objetos feitos neste tipo de material.