Portugal é o sétimo país da União Europeia com mais novos casos diários
Portugal é o sétimo país da União Europeia com mais novos casos diários de covid-19 por milhão de habitantes . Um conclusão que resulta dos dados da última semana, em que as mortes diárias atribuídas à doença se mantêm estáveis, segundo o “site” estatístico Our World in Data.
A ministra da Saúde, Marta Temido, à chegada para participar na sessão de apresentação sobre a “Situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal”, no Infarmed, em Lisboa, 16 de fevereiro de 2021. ANTÓNIO COTRIM/LUSA
De acordo com os números atualizados à data de hoje, Portugal teve uma média de 995 novos casos diários por milhão de habitantes, acima da média europeia de 819 e da mundial, que está em 110.
Na União Europeia, Chipre apresenta a média maior, com 1.920 novos casos por milhão de habitantes, seguido de França (1.850), Alemanha (1.340), Luxemburgo (1.270) e Áustria (1.150).
A nível mundial, e considerando apenas países ou territórios com mais de um milhão de habitantes, a Coreia do Sul tem a média mais alta neste indicador (2.590), seguida de Chipre, França, Austrália (1.710) e Nova Zelândia (1.570).
Em relação às novas mortes por milhão de habitantes atribuídas à doença, Portugal apresenta uma média diária de 2,3, ligeiramente abaixo da média de 2,4 que o Our World in Data contabilizava há duas semanas.
A média da União Europeia neste indicador está em 1,8 e a mundial em 0,3.
Dos países da UE, a Grécia apresenta a média maior (6,3), seguida da Finlândia (4,7), Eslováquia (4,5), Malta (4,4) e Áustria (3,5).
A nível mundial e considerando apenas países com mais de um milhão de habitantes, Hong Kong (região administrativa especial chinesa) apresenta a média maior (6,9), seguido da Grécia, Finlândia, Eslováquia e Coreia do Sul (4,3).
A doença é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.
A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante no mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.