Quem é Por Intalapalit e porque a google le dedica um doodle
Por Intalapalit era antes desconhecido em grande parte do mundo, mas após a homenagem da google a criar um doodle para o seu 107 aniversário despertou a atenção do mundo. Trata-se de um grandioso escritor Tailandês, porém uma pessoa muito humilde. Apesar de ter morrido há 49 anos, o nome de Por Intalapalit ainda aparece quando pessoas discutem os grandes escritores de velhos tempos.
Sua série de comédia “Sam Kler” (“The Three Buddies”) foi durante décadas os livros mais lidos.
Lemos o seu trabalho triste, deprimido, até com medo, e isso nos daria esperança, felicidade e uma visão positiva de todos os problemas do mundo. Porque ele deu tanto, mas ganhou tão pouco.
E ironicamente, ele rotulou a si mesmo como estando entre as fileiras mais baixas de escritores, alegando que ele não era mais do que um escritor de novelas baratas, de romances e de lágrimas.
Chamando-se um escritor “10 satang” (em referência ao preço de capa dos romances baratos na sua época), Por não socializar com outros escritores, pois acreditava que ele era de classe muito baixa, escrevendo apenas para ganhar a vida.
Ele mediu seu trabalho em quantidade, enquanto dominava a sua incrível qualidade. Quando morreu, tinha escrito mais de 1.000 livros na série “Sam Kler”. O seu filho Ruetai lembrou que a certa altura Por Intalapalit teria que escrever 20 páginas por dia para cumprir seu prazo.
Mas pouco fez Por Intalapalit perceber que seu trabalho criou muito mais de um impacto do que ele poderia ter imaginado. “Sam Kler” ainda vende hoje. Seus fãs, jovens e velhos, compartilham uma inclinação para ler seus muitos títulos repetidamente incansavelmente.
Inúmeros jovens leitores foram inspirados pela escrita de Por Intalapalit , entre eles veterano Thai Rath colunista de jornal Zoom (Somchai Krusuansombat). Ele começou a ler Por quando tinha 12 anos.
Eu mesmo, eu cresci lendo a série, especialmente durante as férias escolares e antes de quadrinhos japoneses ficaram disponíveis. Nós amamos os três personagens principais: Phol, Nikhorn e Kim-nguen. Esses três companheiros – mais tarde quatro, com a chegada do cientista Dr. Direk – foram inteligentemente, humilde e consistentemente retratado.
Os quatro amigos experimentaram toda a aventura que um homem poderia pedir. Eles iriam voar lutadores de jato para a guerra. Eles iriam lutar em um campeonato de boxe. Eles se esconderiam em um harém e fariam amor apaixonado às meninas do sultão atrás de suas costas. Disfarçar-se como servos em uma mansão cujos proprietários têm as filhas mais bonitas. Combater monstros no fundo da floresta. Encontre-se em selvas misteriosas governadas por e povoadas com apenas mulheres. Ir para o céu. Para o inferno. Jogue em um grande torneio de futebol. Tornar-se invisível e ter todos os tipos de diversão. Fantasmas de batalha. Etc, etc.
Apesar da grande variedade de conteúdo da história, cada um dos livros “Sam Kler” teria o efeito imediato idêntico: fazia você rir.
Nenhum escritor nos anos 60 e 70 concordou com a própria convicção ardente de Por Intalapalit em relação à barateza de seus romances. Ele até cunhou uma palavra através de um de seus personagens “Sam Kler”, “choey”, que desde então se tornou amplamente usado para significar “antiquado”.