Quem foi a Gata Tama e porque a Google lhe dedica um doodle
O doodle deste sábado, dia 29 de abril, assinala o 18º aniversário do nascimento da gata Tama, que era a chefe da estação Kishi em Kinokawa, no Japão. Sim, isso mesmo, uma gata era a chefe de estação e diretora de operações de uma estação ferroviária! Felizmente, a Tama servia mais como uma celebridade da estação e não chegava a dar ordens executivas nem tomava decisões… A gata nasceu no dia 29 de abril de 1999 e morreu em 25 de junho de 2015.
Por muitos anos, a estação ferroviária em Kinokawa tinha muito pouco movimento de passageiros, fazendo com que os funcionários quase a fechassem em 2004. Mas em 2007, os japoneses tiveram a ideia de nomear a gato de Chita, chefe da estação na altura, para suceder no cargo ao seu dono.
Tama, a nova celebridade local, atraiu multidões de viajantes para vê-la no seu escritório, onde ela às vezes usava um gorro oficial de tamanho de gato. Essa decisão bizarra dos funcionários acabou por salvar a estação do encerramento e ainda contribuiu muitíssimo para desenvolver a economia local.
Mais de 3 mil pessoas foram ao funeral da amada gata, que continua a ser celebrada pelos japoneses. É que não é todos os dias que um animal tem um cargo tão importante como ser chefe de estação!…
Embora Tama tenha falecido em 2015, um novo gatinho chamado Nitama (ou “Tama o segundo”) mantém a estação popular e os passageiros a pedir para tirar selfies com o gatinho constantemente.
Feliz aniversário ao primeiro chefe de estação felino do mundo!