Quem foi Asima Chatterjee

50

Asima Chatterjee nasceu a 23 de Setembro de 1917 e faleceu em 2006. Foi uma química indiana que ficou famosa pelo seu trabalho nos campos de química orgânica e fitomedicina.

Quando o Dr. Asima Chatterjee estava crescendo em Calcutá nos anos 1920 e 1930, era quase inaudito que uma mulher estudasse química. Mas isso não impediu Chatterjee: ela não só completou seu diploma de graduação em química orgânica, mas também passou a receber um Doutorado em Ciências – a primeira mulher a fazê-lo na Índia! “>O trabalho mais notável de Asima Chatterjee inclui pesquisas sobre alcalóides de vinca e o desenvolvimento de drogas anti-epilépticas e antipalúdicas. Ela também escreveu um volume considerável de trabalho em plantas medicinais do subcontinente indiano.

Asima Chatterjee

 

“>Este sábado, 23 de setembro, a Google dedica um doodle ao seu 100º aniversário. Ao longo da sua carreira, as suas pesquisas contribuiram para o desenvolvimento de medicamentos que trataram problemas de saúde como a epilepsia e malária. A contribuição mais notável do Dr. Chatterjee no campo, no entanto, foi seu trabalho em alcalóides de vinca. Alcalóides são compostos feitos de plantas, muitas vezes para tratar doenças médicas. Os alcalóides de Vinca, que vêm da planta de pervincas de Madagascar, são usados ​​hoje no tratamento de quimioterapia porque ajudam a abrandar ou a bloquear a multiplicação de células cancerígenas.

As contribuições inovadoras do Dra. Chatterjee para medicina foram reconhecidas por universidades em todo o mundo. Ela recebeu inúmeros elogios do governo indiano, incluindo alguns dos prêmios mais altos (como o Padma Bhushan) e uma nomeação para a câmara alta do Parlamento!

Um firme crente em colaboração e ensino, chegou também a fundar e liderar o departamento de química do Lady Brabourne College. Ela iniciou um instituto de pesquisa e orientou muitos estudiosos da química na Índia.

 

Destaques da vida e da carreira da Dra. Asima Chatterjee:

Asima Chatterjee foi uma excelente aluna enquanto crescia na Índia, e acabou por se formar com honras em química na Universidade de Calcutá em 1936.

No ano de 1940, ela retornou à universidade como chefe fundadora do departamento de química do Colégio Lady Brabourne e, em 1944, tornou-se apenas a segunda mulher a ser conferida com um Doutoramento em Ciências por uma universidade indiana, com base em sua pesquisa sobre química de produtos vegetais e química orgânica sintética.

doodle.png

 

 

Asima Chatterjee escreveu vários volumes de trabalho com sua pesquisa em plantas médicas do subcontinente indiano e as suas descobertas estão atualmente sendo usadas no gerenciamento de doenças que ameaçam a vida de milhares de pessoas: as suas investigações sobre as propriedades dos alcalóides da vinca são agora usadas em quimioterapia e outros descobrimentos de Asima Chatterjee levaram ao desenvolvimento da medicação anti-convulsiva Ayush-56, usada para tratar a epilepsia, bem como vários medicamentos contra a malária. Ela foi nomeada pelo Presidente da Índia como Membro do Rajya Sabha, a Câmara dos Deputados do Parlamento indiano, composto por pessoas selecionadas pelas suas contribuições para a arte, literatura, ciência e serviços sociais da nação asiática.

Descubra mais sobre a vida e o trabalho do Dr. Asima Chatterjee visitando Google Arts & Culture

você pode gostar também