Saiba que tipo de ações têm as hormonas
Os cientistas já isolaram algumas hormonas sem, no entanto, descobrirem o respetivo papel específico na constância do ambiente interno do organismo. Mas é hoje evidente que as hormonas desempenham funções admiravelmente diversas.
A hormona do crescimento, ou somatotropina, segregada pela glândula hipofisária, ou hipófise, é a responsável (por vezes através de outras hormonas) pelo desenvolvimento dos ossos, dos músculos e de outros órgãos.
As hormonas produzidas nas cápsulas supra-renais têm diversos papéis a desempenhar — entre eles o de manter normal a tensão arterial e o de tornar mais fácil enfrentar o stress.
O glucágon, segregado pelo pâncreas, aumenta o nível de açúcar no sangue quando ele baixa. Esta função é vital por razões diversas, incluindo o facto de que, se não nos alimentarmos durante algum tempo, o nosso cérebro é ameaçado pela falta de um nutriente indispensável, a forma de açúcar denominada glucose.
A paratormona, produzida pelas glândulas paratiroideias (situadas por detrás da tireóide), eleva o nível de cálcio no sangue, inibindo a excreção desta substância pelo organismo, promovendo a sua absorção a partir do tubo digestivo e facilitando a sua libertação dos ossos. Esta última função pode parecer estranha. Mas o corpo de um adulto contém cerca de 1 kg de cálcio, do qual 99% se encontram nos ossos e o restante na corrente sanguínea. O cálcio é importante não só para os ossos e os dentes como para outros processos, como a função nervosa, a contração muscular, a coagulação do sangue e a secreção glandular. Quando uma dieta é pobre em cálcio, o organismo vai buscá-lo aos ossos, que, se deficientes naquela substância, podem fracturar-se espontaneamente. Cálcio em excesso no sangue leva à formação de cálculos renais e ao enfraquecimento do tónus muscular; por outro lado, a deficiência em cálcio produz contrações, espasmos, convulsões e até a morte.
A vasopressina da hipófise ajuda o corpo a conservar a água. A razão pela qual a cerveja, o whisky e bebidas semelhantes são diuréticos é que o álcool retarda a secreção de vasopressina.